Enquanto houver leite!

Gabriel, meu caçula, tem dois meses e só se alimenta de leite materno. Arthur, o primogênito, com dois anos, mamou até os 11 meses. Muitas dúvidas rondam a cabeça dos pais de primeira viagem sobre esse líquido milagroso:

– Será que só o peito alimenta meu filho?

– Ele não para de chorar, deve estar com fome!

– Por que ele não desgruda do peito da mãe?

– Mama igual a um bezerrinho!

Nesses momentos de dúvida, somente quem entende do assunto pode nos acalmar. Então, com a palavra o especialista. “No ato de amamentar, o bebê encontra o melhor alimento possível, pois, além da sua função nutricional, observa-se o amor da mãe, o aconchego familiar necessário e, inegavelmente, as substâncias que previnem doenças”, explica Fausto Pacheco, 84, pediatra há 56 anos.

Mas as dúvidas parecem não ter fim…

– Por favor, doutor Fausto, estamos enlouquecendo! Essa criança não para de mamar. Quando devemos iniciar o desmame?

– “Enquanto houver leite”, é taxativo.

No entanto, o especialista pondera que há um padrão de até dois anos, havendo países mais desenvolvidos, como a Suécia, em que esse índice aumenta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o leite materno, com exclusividade, até aos 6 meses de vida e, a partir daí, enquanto a mãe e a criança o desejarem, em combinação com outros alimentos.

Espelhos

O que nos diz um espelho? Muita coisa, não é?! Espelho é o reflexo (nem sempre fidedigno) das nossas emoções, dores, alegrias, frustrações, inquietudes, raiva, ódio, auto piedade, bem como de uma vasta gama de sentidos. Quando me olho no espelho, para dizer a verdade, já tive mais encanto com minha imagem refletida. Estou ficando […]

Direções…

São tantos caminhos pelos quais posso começar, tantas maneiras de se chegar a um determinado lugar que nem sei. O fato é que tenho ruminado sobre isto há pouco- mais precisamente quando me propus a escrever este texto. Os elementos que compõem uma narrativa são inúmeros, razão na qual tento inutilmente explicar para você, caro […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.